- Área: 1701 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Qingshan Wu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2018 fez um ano desde a abertura das margens do East Bank do rio Huangpu em Shanghai. Neste tempo, todos os espaços públicos e infraestruturas foram oficialmente colocadas em uso, incluindo duas das doze passarelas que existem na região: North Sanlin e Sanlintang que servem como base comparativa para entender qual é a utilização atual desses espaços.
A passarela é uma parte importante deste sistema de espaços abertos. Normalmente uma ponte é apenas reconhecida como o meio para passar, no entanto, as passarelas em East Bund requerem uma compreensão de múltiplos fatores como paisagem, tráfego, arquitetura, espaços verdes, etc. Localizadas ao longo do Rio Huangpu, ao longo de 22 quilômetros, estes espaços têm como conceito essencial os espaços públicos, o que também inspira o partido do projeto.
O projeto dessas duas passarelas focou os esforços para explorar as possibilidades para além das pontes lineares comuns, para formar uma linguagem de projeto coerente e reforçar as impressões da dupla. Portanto, algumas variações geométricas foram experimentadas, com total consideração ao ambiente da cidade e da paisagem em ambas as extremidades dessas duas pontes.
Tomando North Sanlin como exemplo, uma linha reta liga diretamente as margens norte e sul, com asas gradualmente espalhadas pelas extremidades da ponte até formar um grande degrau que se funde com o corpo da ponte, ligando naturalmente as praças em frente às rampas de aproximação. Também esperava-se que os espaços que se estendem desde a ponte possam fornecer alternativas de entrada, uma experiência espacial diferente da orla e trazer mais tipos de atividades públicas.
Comparando com os amplos espaços verdes em ambos os lados da North Sanlin, a densidade de construção em torno da ponte Sanlingtang é muito maior, portanto, mais problemas a serem respondidos. Em um lado, foi necessário evitar o conflito entre os espaços de entrada da ponte e os edifícios existentes; no outro, os espaços em ambos os lados do Porto de Sanlintang são relativamente apertados, deixando um comprimento insuficiente para pontes de aproximação. No projeto, nós alongamos o comprimento da ponte e a transformamos em uma forma em “S” para resolver as desvantagens do local, então a ponte é levemente ampliada nas curvas para reforçar a morfologia. Linguagem semelhante foi adotada ao projetar os painéis laterais, a superfície curvada nas direções horizontal e vertical para ecoar a ondulação geral.
O East Bund se estende da ponte de Yangpu até a ponte Xupu, e o ambiente ao redor de cada seção se diferencia um do outro. A orla natural é preservada na área de Sanlin, com prédios ao redor dominados pelo novo estilo chinês e grandes blocos de edifícios industriais permanecem na margem oposta. Atribuímos uma cor cinza metalizada à luz neutra como o tom das duas pontes, para que possam ser mais bem integradas na cena. Tubos de aço quadrados foram usados como material de acabamento para envolver o corpo da ponte, pulverizado por fluorcarboneto de metal na superfície. Debaixo dos corrimãos estão as faixas de luz contínuas que passam pela ponte.
Ao revisitar as duas pontes depois de um ano, percebe-se que elas foram bem usadas por residentes próximos. Vendo as pessoas atravessando esse espaço, antes fechado, ao longo do rio Huangpu com um olhar inesperado e feliz em seu rosto, entende-se o valor do espaço público urbano.